Práticas Recomendáveis (PR)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Práticas Recomendáveis (PR)

Mensagem  Rica em Sex Jul 20, 2012 9:04 pm

Dentro do universo que envolve a construção de um módulo Free-mo.BR existentes as Normas Padrão (NP) e as Práticas Recomendáveis (PR).

Para não "engessar" o modelista, o Free-mo.BR apresenta um conjunto de Práticas Recomendáveis (PR), onde será possível encontrar orientações sobre materiais, métodos de construção e manuseio que facilitarão a construção dos módulos Free-mo.BR.

Seguindo as Práticas Recomendáveis (PR) o modelista evitará aborrecimentos futuros, tendo em vista que esse conjunto de informações foi elaborado por ferromodelistas experientes que contribuíram com seus conhecimentos para a formatação das Práticas Recomendáveis (PR)

Consulte as Práticas Recomendáveis em:

Padrão Oficial Free-mo.BR
http://freemobr.forum-livre.com/t1-padrao-oficial-free-mobr#1

O Padrão Oficial Free-mo.BR está organizado por temas e dividido por tópicos numerados.
A legenda, inserida no início do texto, tem o objetivo de diferenciar as Normas Padrão (NP) das Práticas Recomendáveis (PR)

Veja:
Legenda
[NP x.y, PR x.y, FAQ x.y, onde x. e y são números - exemplo: NP2.15 e F1.7, PR 5.11]

NP = Norma Padrão. Todos os módulos Free-mo.BR e os participantes devem estar em conformidade com a exigência da Norma Padrão declarada.

PR = Prática Recomendável. Estes são procedimentos ou especificações que são fortemente recomendados para a confiabilidade máxima ou fidelidade.

FAQ = Frequently Asked Question / respostas que explicam o raciocínio por trás de um padrão particular ou Prática Recomendável.


Dessa forma, ao ler o texo do Padrão Oficial do Free-mo.BR você encontrará no tópico #2.0 Quadros e Pernas:

2.0 Quadros e Pernas
NP2.1 Placas Terminais devem ser em madeira de 3/4" ou equivalente (compensado funciona bem) para fornecer a resistência suficiente para se fixar aos módulos Free-mo.BR adjacentes. (FAQ 2.1, PR2.1.1)

PR2.1.1 Evite madeira de aglomerado para o seu quadro de trabalho, pois tem uma tendência a deformar e "envergar" com o tempo, jogando fora o alinhamento da linha. Também tem se notado que o MDF na medida de 3/4" sofre menor risco de envergar. (FAQ 2,1)


No tópico #2.1 há um (NP) antes da numeração do tópico, indicando que se trata de uma Norma Padrão, portanto, material e medidas devem ser seguidas.
Já no item seguinte #2.1.1 aparece um (PR), que indica ser uma Prática Recomendável, ou seja, as informações apresentadas sobre o material utilizado podem ser adotadas ou não, dependendo do modelista essa decisão.
avatar
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 258
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 52
Localização : Mogi das Cruzes/SP

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum