Por que o trilho têm q ser cortado 2,5cm da ponta do módulo?

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Por que o trilho têm q ser cortado 2,5cm da ponta do módulo?

Mensagem  Rica em Sab Ago 02, 2014 10:43 am


As junções de trilhos foram bastante discutidas em nosso fórum, mas praticamente tudo que os norte-americanos definiram como padrão nós acatamos também.
Perdoem a chatice e a redundância, mas é preciso que fique claro esta definição:
"Módulo" é um trecho de ferrovia feito por um modelista;
"Seção" é uma parte desse módulo, ou seja, cada parte de um módulo é uma seção.
Cada modelista pode fazer seu módulo com uma única seção ou com várias seções.
A junção dos trilhos entre seções de um mesmo módulo já é difícil.
Mesmo fixando uma barra de trilho que atravesse as duas seções e somente depois disso cortarmos o trilho separando as seções, ainda assim podem ocorrer problemas de descarrilamento quando locomotivas e vagões passarem por esse trecho.
Por se dedicarem há anos à construção de maquetes modulares, os nossos irmãos do norte evoluíram suas técnicas e encontraram uma solução, a meu ver, definitiva para a junção de trilhos entre módulos/seções.
A princípio deve-se manter os dormentes fixados até a extremidade do módulo/seção e cortar o trilho a 2,5cm. A mesma coisa será feita no módulo/seção adjacente. Assim haverá um trecho de 5cm vago, sem trilho. Nesse espaço é introduzida uma "Ponte de trilho" com 5cm, que será fixada com talas de junção.



Esse procedimento faz com que se houver um pequeno desalinhamento lateral ou mesmo desnivelamento entre os trilhos dos módulos/seções unidos, a "Ponte de Trilho" se ajusta e evita o descarrilamento.
Em outro tópico do fórum free-mo.br discutimos sobre as junções e eu apresento o ETP (End Tie Plate) como a solução que acredito ser a melhor para as extremidades dos módulos.



Digo "extremidade" por causa do preço, se importarmos chega para nós por cerca de R$20,00 cada peça. Essas peças são fixadas na extremidade do módulo e o trilho é soldado nas partes onde há um pedaço de cobre sobre o dormente da peça.





Cada módulo free-mo.br que tenha um ETP na extremidade é facilmente conectado ao outro, pois essa peça é "moldada" ou "torneada" de forma a apresentar um perfil onde a tala corre livre por baixo do trilho.
Se não usarmos essa peça é preciso "cavar" um pouco a grade de dormentes do trilho para que a tala de junção deslize por baixo da "Ponte de Trilho" e do trilho que já está soldado.
Veja o tópico: http://freemobr.forum-livre.com/t44-conexao-de-trilhos-entre-modulos
Entre as seções de um mesmo módulo é indicado utilizar o ITP (Intermediate Tie Plate), que se diferencia do ETP apenas por não apresentar a cavidade para a tala de junção deslizar sobre a Ponte de Trilho e possuir pontos de cobre para a solda do trilho em todos os dormentes.



Para minimizar os custos, ao invés de utilizar os ITP decidimos usar em nosso módulo Porto Seco a técnica do corte dos trilhos rente à Placa Terminal (extremidade da seção), mas em algumas seções o corte deixou um vão muito grande entre os trilhos e os ajustes ficaram imperfeitos.
Assim, decidimos agora fazer o corte de 2,5cm do trilho e a escavação na superfície da grade de dormentes para colocar a "Ponte de Trilho". Vamos fazer isso em todas as seções.
As duas últimas fotos são o ITP e o ETP.

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Re: Por que o trilho têm q ser cortado 2,5cm da ponta do módulo?

Mensagem  ALEXANDREGC em Qua Ago 06, 2014 12:55 pm

Rica,

As vezes os altos preços de certas coisas no nosso hobby (a maioria é importada) nos obriga a apelar para a criatividade pra tirar algumas ideias do papel. Andei pesquisando sobre esta ETP e vi que não é nada além de uma placa de circuito impresso usinada nas medidas para acomodar os trilhos e possibilitar a solda em alguns pontos. Pois bem, já que cada peça importada sairá por uns R$ 20,00 eu andei olhando o preço da placa virgem de ETP que nada mais é que uma Placa de FENOLITE Cobreada, dessas utilizadas pelo pessoal que trabalha com eletrônica para confeccionar os circuitos impressos.
Estas placas custam em média de R$ 2,00 (10cm x 10cm) a R$ 5,00 (20cm x 20cm) cada peça com espessura de 1,6mm. Existem também as de Fibra de Vidro que são um pouco mais caras mas com a mesma função.
Penso que seria viável utilizar este produto para tentar reproduzir uma ETP fazendo o rebaixamento dos espaços através de usinagem (ou raspagem com alguma lixa mesmo).

Fica a dica!

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Re: Por que o trilho têm q ser cortado 2,5cm da ponta do módulo?

Mensagem  Rica em Qua Ago 06, 2014 5:55 pm

Alexandre,

Muito boa a sua observação. É realmente isso um ETP, um pedaço de placa de circuito impresso torneado com a forma de dormentes. Sem dúvida fazer essas peças é uma boa ideia.

Antes de importar os ETP eu conversei bastante sobre essa ideia de fazermos nós mesmos os ETP com as placas de circuito impresso. Até comprei o material, mas não me dei bem na primeira tentativa. Meu irmão, o Alexandre - SF Trens, pegou o material e levou para a casa dele. Creio que tenha conseguido fazer uma peça, que talvez não tenha ficado perfeita, mas muito parecida com as importadas. Entretanto, ao que parece, ele mesmo desistiu de fazer outras pois no módulo dele ele usou um ETP em cada extremidade.

Tivemos essa ideia e até cogitamos mandar fazer essas peças em torno CNC em uma oficina, mas pensamos em dois inconvenientes que seriam a necessidade de nos responsabilizarmos por ter essas peças em estoque e fazer o envio para quem as quisesse, e o pior, ouvir aqueles tradicionais comentários de que estaríamos criando um "comércio" para nos beneficiarmos.

Como a Norma Padrão oficial free-mo.br estabelece a necessidade de manter os 2,5cm sem trilho, o modelista tem como opções:
* utilizar os ETP importados;
* manter a grade de dormentes até a extremidade e escavar um pouco para colocar a Ponte de Trilho com as talas de junção;
* Fazer seu próprio ETP usando as placas de circuito impresso.

A NP define que deve haver os 2,5cm sem trilho, o modelista escolhe a melhor opção que desejar.
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Re: Por que o trilho têm q ser cortado 2,5cm da ponta do módulo?

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