Fascia - acabamento lateral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fascia - acabamento lateral

Mensagem  Rica em Sex Mar 07, 2014 6:44 am

Em algumas imagens de módulos Free-mo norte-americano, podemos notar que a lateral possui um acabamento em madeira que acompanha o relevo do cenário.

A princípio podemos imaginar que a madeira utilizada na construção da estrutura do módulo/seção foi recortada obedecendo este relevo. Entretanto não é bem isso o que é feito.

Analisando algumas fotos e textos em blogs e fóruns, encontrei a palavra "Fascia", a qual não conseguia compreender o significado até o dia em que conversava com o Michel sobre o assunto.

Contando com seus conhecimentos na área médica, o Michel explicou que a palavra "Fascia" poderia ser entendida como um "envoltório" ou "proteção". Assim matamos a charada.

Fascia é uma proteção colocada na lateral do módulo/seção que define o acabamento e protege o cenário, visto que em grande parte do cenário são utilizados materiais como isopor, gesso, papel, entre outros, que podem sofrer danos no transporte e processo de montagem.

Sabendo que a Placa Terminal possui largura definida e determina a largura máxima do módulo/seção em sua extremidade, deduz-se que a Fascia não pode ser colocada na lateral da Placa Terminal, pois aumentaria a dimensão de largura total.

Veja nessa imagem a orientação de dimensão da Placa terminal/Interface de Conexão deve medir da linha central até a extremidade lateral 12" incluindo a fascia, assim no free-mo.br teríamos da linha central da Placa Terminal até a extremidade lateral 30,5cm incluindo a fascia, ou 61cm considerando a dimensão total da peça mais as duas fascias.



Assim, podemos entender que ao construir a estrutura do módulo/seção você deve definir se utilizará a fascia como acabamento, determinando também se a Placa Terminal também será protegida pela Fascia, ou seja, se utilizar a Placa Terminal padrão de linha simples, com 61cm, e utilizar para a fascia uma madeira fina, eucatex 3mm ou compensado 4mm, você deve montar a madeira lateral da estrutura do módulo alguns milímetros para dentro da Placa Terminal. A medida exata é a medida da fascia, 3mm ou 4mm, de acordo com o material usado.





Caso decida proteger também a Placa Terminal, é permitido que você reduza a dimensão desta peça, para que sua largura somada às duas fascias totalizem a medida padrão da Placa Terminal. Por exemplo: Se utilizar duas fascia nas laterais, em madeira compensado de 4mm, a Placa Terminal de linha simples ao invés de ter 61cm, deve ser cortada com 60,2cm. Dessa forma teremos 0,4cm + 60,2cm + 0,4cm totalizando os 61cm da Placa Terminal ou Interface de Conexão.

Utilizei dois termos diferentes para definir as duas opções de colocação da Fascia: "embutida" e "envolvente"

Veja na ilustração as duas opções para colocação da fascia em seu módulo/seção:


__________________________________________________
Rica
Ricardo Freitas
Mogi das Cruzes :: SP


 photo bnr_rica_fremobrAltoTietecirc_zps8673ddc2.gif


rica.freemobr@hotmail.com
rdf.ferromodelista@hotmail.com
http://ferromodelismo.maisforum.com/
http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 258
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 52
Localização : Mogi das Cruzes/SP

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum